sexta-feira, 31 de maio de 2013


diabetes pode causar cegueira?

A diabetes agride os olhos provocando catarata, predispondo ao glaucoma e pode causar cegueira em devido a hemorragias na retina. O exame de fundo de olho é fundamental para detectar alterações da diabetes e orientará quanto a aplicação de laser, cuja finalidade é prevenir complicações futuras tais como as hemorragias, que quando não tratadas podem levar á cegueira. Uma dieta rigorosa e o acompanhamento clínico são essenciais, pois a diabetes ainda não tem cura e o tratamento busca apenas o seu controle.

como é a visão da criança?

O recém-nascido nos primeiros 60 dias vê apenas vultos sem cores ou forma. Em torno dos 3 meses começa a surgir a visão de cores e formas que atingem uma boa qualidade com 9 meses de vida. A partir daí a criança vai desenvolvendo a visão até alcançar uma visão completa aos 5-6 anos de idade. Por isso, a infância é uma fase importante do desenvolvimento, pois é nela que muitas doenças podem ser detectadas e tratadas. Sabemos que se uma doença ocular que prejudique a visão não for corrigida até àquela idade, com certeza deixará seqüelas visuais, causando restrições leves à importantes à vida adulta.

Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu fazer um alerta para que a população não se arrisque a comprar  ou utilizar óculos de grau prontos, vendidos informalmente, por preços baixos, em bancas de camelôs e lojas do comércio popular.

Sintomas como dor de cabeça, tontura, náuseas e até estrabismo são apenas algumas das possíveis consequências para quem abre mão de realizar exame adequado e a encomenda de lentes específicas com base em receita médica.

escolha de lentes com um grau bem maior do que o necessário pode levar a uma dependência maior dos óculos. Para quem tem miopia, as lentes inadequadas causam um esforço da musculatura dos olhos, que é chamado de miopização. Já para quem tem hipermetropia (dificuldade de ver de perto), as lentes populares tornam os olhos mais “preguiçosos” e dependentes de graus cada vez maiores.

A grande diferença entre os óculos de grau vendidos nas ruas e os encomendados em serviços especializados está, também, na consideração de detalhes sobre o diagnóstico do paciente. Os profissionais costumam dosar as necessidades dos olhos específicas de cada paciente, considerando, por exemplo, o astigmatismo associado à distância entre as pupilas e a diferença entre o tamanho dos dois olhos, que dificilmente são idênticos.

Quando as lentes são confeccionadas e montadas por um profissional competente, as chances de sintomas indesejados por produtos de má qualidade são mínimas.

sexta-feira, 24 de maio de 2013



O que é o grau?Valor indica até onde se enxerga bem
Popularmente, chama-se de "grau" o poder de óculos e lentes de mudar o ponto de convergência dos raios de luz. Para os míopes, a conta é simples: grau = 1 / d, onde "d" é a distância em metros até onde a pessoa tem visão nítida. Alguém que só enxerga bem até 0,5 metro, por exemplo, precisa usar óculos de dois graus (1 / 0,5 = 2). Para a hipermetropia e o astigmatismo, o grau depende da capacidade do olho de se ajustar ao problema ou do plano que se enxerga com mais nitidez.
Ponto de vistaCompare as três dificuldades de visão - repare na nitidez da revista e das plantas
MIOPIA
Problema: Dificuldade de enxergar de longe. O olho do míope é longo e a imagem se forma antes da retina
Solução: Usar as chamadas lentes côncavas negativas, que fazem os raios convergirem mais para trás, sobre a retina
HIPERMETROPIA
Problema: Dificuldade de enxergar de perto. O olho é pequeno e a imagem se forma depois da retina
Solução: Usar as chamadas lentes convexas positivas, que fazem os raios convergirem à frente — de novo, na retina
ASTIGMATISMO
Problema: Vista embaçada, com mais de um ponto de foco. Não se vê bem o que está na vertical ou na horizontal
Solução: Usar as chamadas lentes cilíndricas, que fazem os raios desses dois planos convergirem no mesmo ponto

 
   O nosso olho possui uma lente, o cristalino, que faz convergir os raios de luz de forma a que a imagem se forme na retina. Esta imagem é real, invertida e menor que o objecto. O cristalino tem a capacidade de mudar de forma, para que vejas os objectos sempre focados, quer estes estejam próximos ou afastados de ti. A esta capacidade do cristalino se adaptar chamamos de poder de acomodação.
 
 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

visão é um dos cinco sentidos. São grandes as diferenças entre a visão dos seres humanos e dos animais. A visão dos seres humanos é complexa, pois existem algumas partes responsáveis por detectar a luz, e outras responsáveis por detectar as imagens e de interpretá-las.
olho, ou bulbo do olho, tem uma forma esférica. É composto por três membranas que atuam como revestimento, além de três elementos transparentes localizados em seu interior.
As três membranas que revestem o olho são:
Esclera – é o branco dos olhos. É a camada mais resistente. Na parte anterior do olho, no lugar da esclera, localiza-se acórnea, que é uma membrana transparente.
Corióide – é a membrana intermediária, onde ficam os vasos sangüíneos. Na parte anterior do olho, no lugar da corióide encontra-se a íris, a parte colorida do olho. No centro da íris está a pupila, que pode aumentar ou diminuir de tamanho com a finalidade de regular a quantidade de luz que entra no olho. A pupila demora segundos, ou até minutos para se ajustar a mudanças bruscas de iluminação.
Retina - é na retina que são encontradas as células que recebem os estímulos visuais e os transformam em impulsos nervosos, sendo esta a camada mais interna do bulbo do olho. As células receptoras podem ser de dois tipos: os cones (células que percebem as cores) e os bastonetes (células que percebem o branco, o preto e cinza. O nervo ótico é ligado à retina, de onde capta e transmite os impulsos nervosos até o cérebro.
Os três elementos transparentes localizados dentro do olho são:
Humor aquoso – é o liquido que preenche o espaço entre o cristalino e a córnea.
Cristalino – localizado atrás da íris, o cristalino é uma membrana elástica, que muda de espessura conforme a distancia em que se encontra o objeto focalizado.
Humor vítreo – substância gelatinosa que preenche o espaço entre a parte de trás do cristalino e a retina.
A visão funciona assim: a luz que chega ao olho atravessa a córnea, o humor aquoso e a pupila, e chega ao cristalino, que direciona os raios de luz até a retina, onde se forma uma imagem invertida do objeto focalizado. Entram então em ação as células receptoras, ou seja, os cones e os bastonetes, que enviam impulsos nervosos ao nervo óptico, que por sua vez os envia ao cérebro. A imagem que chega ao cérebro é então interpretada, de modo que a imagem, antes invertida, seja vista na posição correta.
Você sabia que...
A "luz negra", geralmente observada em boates, na realidade emite uma pequena porcentagem de luz violeta e uma grande porcentagem de raios ultravioleta, invisível ao olho humano. Entretanto, alguns materiais denominados fotoluminescentes, absorvem os raios ultravioleta e devolvem ao ambiente raios com freqüências menores, na região do violeta. Essa fluorescência permite efeitos luminosos interessantes, como aqueles observados em boates.





terça-feira, 21 de maio de 2013


Televisão, computador e videogame prejudicam a visão?

R.: Não. Você poderá certamente cansar ou forçar os olhos se não piscar adequadamente ou não usar óculos prescritos por um médico oftalmologista. É aconselhado descansar os olhos por 30 segundos a cada 30 minutos. Estes cuidados são recomendáveis. De qualquer modo, este cansaço não resultará em nenhum dano físico. Crianças, em particular, tendem a sentar perto da TV e podem agir assim, confortavelmente, graças a sua grande capacidade acomodativa ou focal.
Sentar perto da TV ou manter um livro muito próximo dos olhos poderá, no entanto, ser indicativo de miopia. Neste caso, convém procurar seu oftalmologista para uma avaliação mais aprofundada.
A propósito, é recomendado manter uma luz acesa na sala à noite, enquanto estiver assistindo a TV, a fim de evitar o foco concentrado da luz vinda da tela.
Televisão, computador e videogame podem deixar os olhos vermelhos ou ardendo. Normalmente, depois de assistir a TV, usar o computador e jogar videogame por duas horas, deve-se fazer um descanso de 5 a 10 minutos.
Minha saúde geral afeta minha visão?

R.: Perfeitamente. Seus olhos não são separados do resto do seu corpo. Qualquer coisa que afete sua saúde geral afetará seus olhos também. Doenças como diabetes, hipertensão arterial e condições cardíacas têm influências na visão. Assim, a melhor maneira para manter boa visão é prevenir doenças. A chave para prevenção é o acordo com as leis da natureza que controlam sua fisiologia, em outras palavras manter um equilíbrio fisiológico por descanso adequado, exercícios moderados, dietas próprias e redução do estresse.
A história dos óculos
O primeiro auxílio visual foi inventado ao redor de 700 anos atrás

Hoje em dia, é óbvio: Quando sua visão deteriora e seus olhos vão ficando fracos, você vai a um oftalmologista e adquire um par de óculos. Mas, nem sempre foi assim: Somente a partir do século 13 é que as pessoas podiam realmente melhorar sua visão com a assistência de auxílios visuais.


Os maias, os egípcios, os chineses e os gregos foram, todos, grandes culturas que fizeram grandes coisas há milhares de anos atrás. Apesar disso, quando o assunto era a manutenção da visão, até mesmo os maiores eruditos se provavam desamparados. Assim, voltando ao passado, exatamente como hoje, era comum para os olhos humanos enfraquecerem com o avanço da idade.

O grande orador romano Cícero reclamava de como era incômodo fazer seus escravos lerem para ele. O imperador Nero assistia suas amadas batalhas de gladiadores olhando através de uma esmeralda. O filósofo grego Ptolomeu (ao redor de 150 d.C.) era familiarizado com as primeiras leis de refração da luz, mas somente mais de 1.000 anos depois é que o matemático e astrônomo árabe Alhazen identificou a lei de refração que era essencial para uma boa visão.

Óculos como símbolo de poder

Somente uns 200 anos mais tarde é que os primeiros óculos que se assemelhavam aos óculos modernos, pelo menos um pouco, foram fabricados: óculos de segurar foram substituídos por óculos nas têmporas. A armação consistia de uma peça. Naturalmente, só as pessoas ricas podiam pagar pelos óculos feitos de ferro ou bronze

Na Espanha, modelos de óculos particularmente grandes eram considerados símbolo de poder. Pontes de couro também começaram a ser usadas pela primeira vez como uma maneira de deixar o auxílio visual mais confortável para uso. O maior problema naquela época era o ajuste. A armação dos óculos escorregava muito do nariz e, em muitos casos, era tão pesada que os usuários desses óculos não os achavam nada confortáveis.

Os óculos com aro Nuremberg apareceram no mercado no século 18. As pessoas lhe davam o nome não tão lisonjeador de “esmaga nariz” – mas eles se tornaram um sucesso, mesmo assim, oferecendo um nível de conforto que até então era considerado impossível.

Por volta do final do século 18, os óculos com uma só lente, denominados de monóculos, se tornaram muito famosos. O monóculo era usado pelas damas e pelos cavalheiros dignos da sociedade na Alemanha e na Inglaterra. O francês preferia os óculos “pince-nez” (“belisca nariz”). Esses óculos não eram apenas usados no nariz, mas também sustentados pelos músculos ao redor dos olhos. A versão francesa tinha a vantagem de poder ser tirada rapidamente quando em companhia de outras pessoas, pois os vizinhos ocidentais da Alemanha ainda se sentiam embaraçados ao serem pegos usando seus pince-nez.
Óculos hoje

Só nos primeiros 20 anos do século passado é que os óculos adquiriram sua forma atual e seu desenho anatomicamente perfeito. Hoje, virtualmente, existem óculos de todos os formatos e materiais – e as opções são ilimitadas. Os óculos se estabeleceram como o auxílio visual mais importante em todo o mundo e se tornaram acessórios populares de moda para muitos.










bom dia...